Mais Lidas

Coronavírus

Coronavírus

Mandetta anunciou estratégia do governo para lidar com a doença
Mandetta anunciou estratégia do governo para lidar com a doença -
Rio - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou, ontem, estado de "emergência de saúde pública" no país em decorrência do novo coronavírus, apesar de não ter nenhum caso confirmado da doença em território nacional. O último balanço, informado ontem pelo ministro em coletiva de imprensa, atualizou para 14 o número de suspeitas da doença, uma delas no Rio de Janeiro. 
O estado de emergência será adotado de forma preventiva para dar mais agilidade administrativa ao governo para contratações de equipamentos de segurança, como máscaras e luvas para agentes de saúde, além de começar o treinamento de membros da Fiocruz para lidar com o novo coronavírus, parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O Ministério da Saúde pretende, ainda, acelerar a retirada de brasileiros que estão na região de Wuhan, na China, principal foco da doença.  
O ministro da Saúde explicou que a repatriação dos brasileiros será orientada a partir da decisão do Ministério das Relações Exteriores e, portanto, não apresentou uma data para o retorno. Ao todo, 55 brasileiros estão em Wuhan mas, segundo Mandetta, apenas 44 desejam retornar ao Brasil. Ele afirma, ainda, que só poderão ser transportados pacientes após 18 dias de quarentena e sem sintomas, que serão acompanhados em bases militares brasileiras por medida de segurança.