Mais Lidas

Repatriação de brasileiros

Governo ainda não definiu uma data para o resgate

Desde o começo do surto na região de Wuhan, na China, o governo federal analisa a possibilidade de repatriar os brasileiros que estão nas regiões atingidas. O ministro da Saúde explicou ontem, durante a coletiva de imprensa, que a volta dessas pessoas será orientada a partir de uma decisão do Ministério das Relações Exteriores. A proposta pretende garantir 18 dias de quarentena, mas não há confirmação do local em que os pacientes devem ser isolados.

Depois de aprovada a repatriação, o Ministério da Defesa deve analisar como trazer os brasileiros em segurança e enviar agentes de saúde à China para examinar os casos, mas devem ser separados de acordo com os sintomas apresentados. Ao fim, serão observados pelo Ministério da Saúde em bases militares ainda não definidas, locais em que ficarão de quarentena. No Brasil, durante a quarentena, eles devem ficar em quartos individuais.

Ao todo, 55 brasileiros moram em Wuhan mas, segundo Mandetta, apenas 44 desejam voltar ao Brasil. Os que voltarem virão no mesmo avião, mas respeitando a regra do Ministério da Saúde de não transportar pacientes com sintomas.