Mais Lidas

Sem água e sem aulas

Normalização do abastecimento só deve voltar em 72 horas, diz governo

A paralisação da captação do sistema Guandu por 14 horas — desde segunda-feira até ontem, às 9h — depois que detergente foi encontrado em um manancial, causou novo transtorno à população carioca e fluminense. Pelo menos 35 bairros do Rio e cidades da Baixada sofrem com falta d'água. Entre as regiões mais afetadas estão Jacarepaguá, Engenho Novo, Paciência, Santa Cruz e Campo Grande, além de Nova Iguaçu, Mesquita, Caxias e Belford Roxo.

Por conta do novo problema, o início do ano letivo também foi afetado. A Prefeitura do Rio adiou a volta às aulas nas escolas da rede. As prefeituras de Nova Iguaçu e Belford Roxo também fizeram o mesmo. Os cariocas só voltarão às aulas na quinta, assim como os de Nova Iguaçu. Já os de Belford Roxo só terão aula no dia 10.

Multa

Ontem, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa) decidiu multar a Cedae em R$ 100 mil por não divulgar relatórios com dados sobre a concentração de geosmina. A notícia surgiu em meio à nova crise da Cedae. 

No Engenho Novo, o casal Camilla Garrão e Kadu Fonseca conta que está sem uma gota d'água em casa desde a noite de segunda. Ela está grávida de 8 meses. 

"Desde que começou esse problema a gente ficou com prejuízo no nosso trabalho, na estamparia. Agora não sai mais nada da torneira", reclamou Kadu. 

Houve até quem aproveitasse a chuva para coletar água. Foi o caso da operadora de caixa Gláucia Maria, de 43 anos, moradora do Tanque. "Consegui 30 litros, que servirão para higiene", diz.