Mais Lidas

Prefeitura anuncia plano de contingência contra coronavírus

Entre as medidas estão a reserva de 120 leitos na rede municipal e treinamento de funcionários. Nove casos suspeitos são investigados. Um deles no Rio de Janeiro

Rio - A Prefeitura do Rio anunciou o plano municipal de contingência contra o coronavírus. As informações foram publicadas ontem, no Diário Oficial. Entre as principais medidas estão a reserva de 120 leitos, a manutenção de estoques estratégicos de insumos e treinamentos de profissionais. Segundo o Ministério da Saúde, 9 casos suspeitos no Brasil estão em monitoramento, sendo um deles no Rio de Janeiro. Ontem, o ministro Luiz Henrique Mandetta, conduziu uma reunião com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar sobre a situação do novo vírus.

O documento emitido pela prefeitura está alinhado com o Plano Estadual, e contém definição de objetivos e metas. Com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o plano orienta os critérios de definição de caso suspeito, os fluxos de notificação e de coleta de amostras laboratoriais, além de respostas aos níveis de alerta (alerta, perigo iminente e emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional), com planejamento para cada nível.

“O documento foi construído por uma equipe técnica experiente e capacitada para lidar com eventos que envolvam múltiplas vítimas”, disse a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch. Caso seja necessário, as internações e transferências de possíveis pacientes para os 120 leitos municipais serão coordenadas pela Central de Regulação Unificada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o material servirá para orientar as ações na assistência aos pacientes, assim como na prevenção e na promoção de saúde para a população em geral.
Compromisso dos estados

Ainda ontem, foram debatidos os detalhes dos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para eventuais casos confirmados no país. O encontro aconteceu em Brasília e reuniu secretários de todos os estados. Durante o encontro, o ministério atualizou o número de casos suspeitos, que caiu de 11 para 9. Além do Rio de Janeiro, outros quatro estados têm casos suspeitos: Santa Catarina (1), Minas Gerais (1), São Paulo (3) e Rio Grande do Sul (3).

“Precisamos falar a mesma língua. Estamos entrando com ações de alto impacto na área de vigilância. Estamos trabalhando com vários cenários, porque cada estado tem uma peculiaridade. A gente espera receber os planos de contingência e vamos analisá-los, respeitando a organização dentro do SUS”, disse Mandetta.
Até o momento, o Ministério da Saúde descartou 24 casos para investigação de possível relação com a infecção humana pelo coronavírus. Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do órgão federal em conjunto com autoridades de saúde dos estados e municípios.