Mais Lidas

Morte de traficante cancela ensaios

Vila Isabel e Mangueira não fizeram treino na rua por causa da violência

A morte de um bandido identificado apenas como Gorilinha, e que seria um dos chefes do tráfico no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, provocou o cancelamento dos ensaios de rua de duas das mais importantes escolas de samba do Rio, ontem. Por ordem do tráfico a Unidos e Vila Isabel e a Mangueira não puderam realizar seus eventos, que marcam a preparação para os desfiles da Marquês de Sapucaí. Em nota, a Unidos de Vila Isabel afirmou que cancelou o ensaio por causa de "problemas de segurança pública no entorno da sua quadra e do Morro dos Macacos. A decisão visa a garantir a integridade dos desfilantes". Até o fechamento desta edição, a Mangueira não havia publicado nenhuma nota sobre o cancelamento do ensaio popular.

O ensaio da Vila Isabel aconteceria no Boulevard 28 de setembro e já é tradicional nas semanas que antecedem o carnaval. A Mangueira faria seu também tradicional ensaio na Rua Visconde de Niterói.

O clima ficou tenso na região durante todo o dia e o comércio foi obrigado a fechar as portas por ordem dos traficantes. De acordo com informações da Polícia Militar, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) fez operação no Morro dos Macacos para checar informações levantadas pelo Setor de Inteligência, com participação de policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Macacos e do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) das UPPs. Durante buscas pelo local, as equipes teriam sido atacadas a tiros e houve confronto. "Após cessarem os disparos, um criminoso com uma pistola foi encontrado ferido, sendo socorrido ao Hospital Federal do Andaraí. Contra ele, constam dois mandados de prisão em aberto", diz a nota da PM, que garantiu ter reforçado o policiamento na região.