Mais Lidas

Tira dúvidas

Quais são os sintomas do sarampo? - Febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso;

A vacinação é eficaz para a prevenção? - Sim, a única medida que se apresentou eficaz na proteção contra o sarampo é a vacinação.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo? - A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado.

Quais as complicações do sarampo? - O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito.

Como é o tratamento do sarampo? - Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Quem deve se vacinar contra o sarampo? - Todos que estejam na faixa etária de seis meses a 59 anos. Até os 29 anos é recomendado que se tome as duas doses da vacina. Acima dessa idade, basta apenas uma dose. Pessoas acima de 59 não serão vacinadas.

Como prevenir? - O sarampo é uma das doenças com maior contagiosidade que conhecemos. Higienização frequente das mãos é sempre recomendada, mas não é o suficiente para proteção contra o sarampo.

Como se pega a doença? - O sarampo é transmitido pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar e também por contato com pessoas doentes com objetos contaminados.

Quem já foi vacinado precisa se vacinar novamente? - Não

Quem não se lembra de ter sido vacinado? - Precisa ser vacinado.