Movidas pela paixão

Agremiações da Intendente se desdobram para colocar o Carnaval na rua

Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de Acesso
Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de Acesso -

Na Rosa de Ouro, escola do Grupo de Acesso da Intendente Magalhães, Nilce Fran é presidente, enredo e o que mais precisar. Quando falta material, é ela quem vai ao Mercadão de Madureira. "Cheguei carregada de bolsas. É muito amor", diz. A escola que tem a passista da Portela como enredo é uma das 58 que desfilarão no chamado 'Carnaval do Povo' da Intendente, onde a entrada é grátis. Ali, longe dos holofotes da Sapucaí, os apaixonados por Carnaval jogam nas 11.

A Rosa de Ouro, fundada como bloco nos anos 1970 por integrantes da Portela — entre eles Candeia e Wanderley Francisco, pai de Nilce —, desfila hoje. Por volta das 4h, é a madrinha Portela quem desfila na Sapucaí. Na primeira, Nilce é o enredo. Na segunda, diretora de harmonia e coordenadora da ala de passistas.

"Eu nasci no Carnaval, cresci nessa logística. Sou presidente da escola que meu pai fundou, agora também enredo. É gratificante. As escolas desse grupo são menores, o processo é muito difícil. A paixão nos guia, você tem que jogar nas 11. A gente não tem dinheiro para pagar salários, então todo mundo se ajuda", admite a passista, enquanto dava uma demão de tinta na imagem de Iansã. "É minha mãe. Tem que estar linda."

Jogar nas 11 também é um termo recorrente na Unidos da Vila Santa Tereza, agremiação de Coelho Neto. Caaio Araujo — com 'a' duplicado, mesmo — já foi mestre-sala e diretor de Carnaval da escola. Ano passado, foi anunciado como carnavalesco sem saber. Topou a missão no susto e criou o enredo No Saçarico da Intendente, a Vila Canta Rosa, sobre a experiente carnavalesca Rosa Magalhães.

"Nunca foi pretensão ser carnavalesco, mas minha família faz parte da escola. Minha mãe já foi presidente, agora é vice. Minha irmã é diretora de barracão. A gente vai se ajudando", diz Caaio, que também é mestre-sala na Acadêmicos de Vigário Geral, que desfilhou sexta-feira pela Série A.

Desfiles sofreram mudanças

Na Intendente, os grupos B e C se juntaram e formaram o Grupo Especial, com 20 escolas. Outras seis não concordaram com a Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb) e racharam. Arame de Ricardo, Unidos de Lucas, Tradição, Siri de Ramos, Vizinha Faladeira e Alegria da Zona Sul criaram a Livres (Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba) e desfilam à parte. Subirão à Série A da Sapucaí duas escolas, uma de cada liga.

"A Livres surgiu pela insatisfação, pois não tínhamos justificativa dos jurados. Sem transparência, não existe prestação de contas. Nada funcionava como deveria", diz a presidente Raphaela Nascimento. 

Hoje, 12 escolas desfilam pelo Grupo de Acesso (antiga Série D). No sábado das campeãs, serão 20 no Grupo de Avaliação (última divisão). Veja ao lado a ordem dos desfiles na Intendente Magalhães.

"Nossas expectativas são as melhores. Esperamos que as escolas mostrem a garra e toda a criatividade, característicos do Carnaval da Intendente", afirma Clayton Ferreira, presidente da Liesb.

Nilce é auxiliada por Luiz das Faixas, líder do barracão da Rosas de Ouro
Nilce é auxiliada por Luiz das Faixas, líder do barracão da Rosas de Ouro FabioCosta
19/02/2020 - Rio de Janeiro  -  Especial carnaval 2020  na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia FabioCosta
Presidente da Vila Santa Tereza, Patrícia Drummond até dorme no barracão para ajudar no que for preciso
Presidente da Vila Santa Tereza, Patrícia Drummond até dorme no barracão para ajudar no que for preciso FabioCosta
Galpão é compartilhado pelas escolas da Intendente Magalhães
Galpão é compartilhado pelas escolas da Intendente Magalhães FabioCosta
2020-02-19 - Rio de Janeiro  -  Especial carnaval 2020  na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia
2020-02-19 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia Fabio Costa
Carnavalesco Caaio Araujo já foi mestre-sala e diretor de Carnaval
Carnavalesco Caaio Araujo já foi mestre-sala e diretor de Carnaval FabioCosta
Presidente Patrícia Drumond tem dormido no barracão
Presidente Patrícia Drumond tem dormido no barracão FabioCosta
19/02/2020 - Rio de Janeiro  -  Especial carnaval 2020  na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia FabioCosta