Mais Lidas

Movidas pela paixão

Agremiações da Intendente se desdobram para colocar o Carnaval na rua

Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de Acesso
Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de Acesso -

Na Rosa de Ouro, escola do Grupo de Acesso da Intendente Magalhães, Nilce Fran é presidente, enredo e o que mais precisar. Quando falta material, é ela quem vai ao Mercadão de Madureira. "Cheguei carregada de bolsas. É muito amor", diz. A escola que tem a passista da Portela como enredo é uma das 58 que desfilarão no chamado 'Carnaval do Povo' da Intendente, onde a entrada é grátis. Ali, longe dos holofotes da Sapucaí, os apaixonados por Carnaval jogam nas 11.

A Rosa de Ouro, fundada como bloco nos anos 1970 por integrantes da Portela — entre eles Candeia e Wanderley Francisco, pai de Nilce —, desfila hoje. Por volta das 4h, é a madrinha Portela quem desfila na Sapucaí. Na primeira, Nilce é o enredo. Na segunda, diretora de harmonia e coordenadora da ala de passistas.

"Eu nasci no Carnaval, cresci nessa logística. Sou presidente da escola que meu pai fundou, agora também enredo. É gratificante. As escolas desse grupo são menores, o processo é muito difícil. A paixão nos guia, você tem que jogar nas 11. A gente não tem dinheiro para pagar salários, então todo mundo se ajuda", admite a passista, enquanto dava uma demão de tinta na imagem de Iansã. "É minha mãe. Tem que estar linda."

Jogar nas 11 também é um termo recorrente na Unidos da Vila Santa Tereza, agremiação de Coelho Neto. Caaio Araujo — com 'a' duplicado, mesmo — já foi mestre-sala e diretor de Carnaval da escola. Ano passado, foi anunciado como carnavalesco sem saber. Topou a missão no susto e criou o enredo No Saçarico da Intendente, a Vila Canta Rosa, sobre a experiente carnavalesca Rosa Magalhães.

"Nunca foi pretensão ser carnavalesco, mas minha família faz parte da escola. Minha mãe já foi presidente, agora é vice. Minha irmã é diretora de barracão. A gente vai se ajudando", diz Caaio, que também é mestre-sala na Acadêmicos de Vigário Geral, que desfilhou sexta-feira pela Série A.

Desfiles sofreram mudanças

Na Intendente, os grupos B e C se juntaram e formaram o Grupo Especial, com 20 escolas. Outras seis não concordaram com a Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb) e racharam. Arame de Ricardo, Unidos de Lucas, Tradição, Siri de Ramos, Vizinha Faladeira e Alegria da Zona Sul criaram a Livres (Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba) e desfilam à parte. Subirão à Série A da Sapucaí duas escolas, uma de cada liga.

"A Livres surgiu pela insatisfação, pois não tínhamos justificativa dos jurados. Sem transparência, não existe prestação de contas. Nada funcionava como deveria", diz a presidente Raphaela Nascimento. 

Hoje, 12 escolas desfilam pelo Grupo de Acesso (antiga Série D). No sábado das campeãs, serão 20 no Grupo de Avaliação (última divisão). Veja ao lado a ordem dos desfiles na Intendente Magalhães.

"Nossas expectativas são as melhores. Esperamos que as escolas mostrem a garra e toda a criatividade, característicos do Carnaval da Intendente", afirma Clayton Ferreira, presidente da Liesb.

Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de Acesso Fabio Costa
Nilce é auxiliada por Luiz das Faixas, líder do barracão da Rosas de Ouro FabioCosta
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia FabioCosta
Presidente da Vila Santa Tereza, Patrícia Drummond até dorme no barracão para ajudar no que for preciso FabioCosta
Galpão é compartilhado pelas escolas da Intendente Magalhães FabioCosta
2020-02-19 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia Fabio Costa
Carnavalesco Caaio Araujo já foi mestre-sala e diretor de Carnaval FabioCosta
Presidente Patrícia Drumond tem dormido no barracão FabioCosta
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia FabioCosta