Mais Lidas

Inscrição termina hoje

No Rio, universidade oferece aulas noturnas e gratuitas em sete localidades

A Universidade Estácio está com as inscrições abertas para mais uma edição do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Nesta edição, a Estácio ampliou para 12 o número de unidades que vão oferecer gratuitamente o programa em todo o país. No Rio, são sete localidades que oferecerão as aulas. Hoje é o último dia para que os interessados se candidatem a uma das vagas.

Segundo Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, a meta é levar o programa a todas as unidades da instituição no Brasil. "Estamos alinhados e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande", comenta ela.

O objetivo é de que, ao término, os alunos se tornem capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples e usar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias.

Para chegar aos alfabetizandos, a Estácio busca lembrar à comunidade no entorno das unidades que todos podem contribuir para transformar significativamente a vida destas pessoas. "A maioria dos nossos alunos, precisa de alguém que os leve à Unidade para conhecer o programa. Neste momento, é fundamental que conhecidos e familiares os incentivem a dar este primeiro passo." afirma Alexandra Witte, coordenadora do programa da universidade.

Saiba como se candidatar

Quem quiser participar do programa pode obter mais informações nas salas de matrícula de cada unidade ou por meio da central de atendimento 0800-880-6767 ou 4003-6767. Aqui no Estado do Rio, quem quiser aprender a ler e a escrever deverá selecionar uma das sete: Estácio Via Brasil (Irajá), Estácio Ilha do Governador e Estácio Nova América (Del Castilho), na Zona Norte do Rio. Na Zona Oeste, será no campo da Estácio Taquara. Na Região Metropolitana, o programa será oferecido na Estácio Alcântara, Estácio Queimados, na Baixada Fluminense, e, por último, na Estácio Resende. As aulas acontecem no período noturno, com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e são totalmente gratuitas. Desde sua criação, em 2018, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já contou com a participação de mais de 500 alunos.

Comentários