Mais Lidas

Secretário de Saúde anuncia hospital exclusivo para coronavírus

Um hospital com 75 leitos exclusivamente para casos de coronavírus será inaugurado dentro de 30 a 40 dias. Além disso, segundo o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, uma outra unidade terá 20 leitos reservados para o atendimento de pacientes graves, contaminados pelo Covid-19. Santos disse que ainda não foi detectada circulação do vírus no país.

"Pela minha experiência, em algum momento haverá a circulação do coronavírus. Mas, neste momento, não há nenhuma evidência disso", tranquilizou o secretário.

O governo estadual não divulgou o nome do hospital que será inaugurado, nem sua localização. Também não foi revelada a identificação do hospital existente que receberá os casos.

De acordo com Edmar Santos, a Anvisa e a Vigilância Sanitária do Estado também farão ações nos portos e aeroportos. Ontem, um voo que vinha do Oriente Médio foi interceptado pelas autoridades. No entanto, sem nenhum caso confirmado.

Ainda conforme o secretário, são considerados casos suspeitos as pessoas que estiveram na zona de contágio, tiveram febre e sintomas de crise respiratória. Também é suspeito quando uma pessoa teve contato com alguém infectado e apresentou esses sintomas.

Até a tarde de ontem, o Rio contabilizava 19 casos suspeitos, mas com o descarte de dois pacientes, a Secretaria de Saúde reduziu o número para 17. Porém, esse dado só será atualizado hoje ao Ministério da Saúde.

Os casos descartados foram os de um casal de franceses, que estava internado em um hospital de Paraty, por ordem da Justiça e foi liberado. Os franceses estão com a gripe Influenza A.