Mais Lidas

Ajuda bem-vinda

Governo do estado fixa regras para vítimas das chuvas terem acesso a benefício

CARTAO CHUVA
CARTAO CHUVA -

O governo do Rio informou, ontem, que está analisando a documentação de 300 famílias para a concessão do Cartão Recomeçar, que concede crédito de R$ 5 mil a famílias desabrigadas em consequência das chuvas, e de R$ 2 mil para as que ficaram desalojadas. O benefício estava restrito à população atingida pelas chuvas de janeiro nas regiões Norte e Noroeste e foi estendido a vítimas em todo o estado, por causa dos temporais mais recentes. 

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel, o governo estima que 1.500 famílias tenham sido atingidas no Norte e Noroeste e outras 3.500 na Região Metropolitana do Rio e na Baixada Fluminense desde os temporais de sábado.

"As famílias atingidas devem reunir a documentação necessária e procurar as prefeituras, que estão sendo capacitadas. A prefeitura nos envia a documentação e, após a análise, solicitamos ao Banco do Brasil a emissão do Cartão Recomeçar", explicou Titonel.

Segundo a secretária, o tempo entre a análise da documentação e a emissão dos cartões é estimado em 15 dias. "Estamos trabalhando para que o benefício seja disponibilizado às famílias com a maior rapidez possível", disse a secretária.

De acordo com o Decreto 46.961, publicado ontem no Diário Oficial, os valores serão pagos em parcela única, para uso exclusivo na compra de materiais de construção e eletrodomésticos da linha branca.