Mais Lidas

Dois casos de transmissão do vírus dentro do país

O Brasil registrou, ontem, os dois primeiros casos de transmissão local do novo coronavírus Covid-19. Os dois pacientes, moradores de São Paulo, tiveram contato com o primeiro doente confirmado no país, um empresário, de 61 anos, que esteve na Itália e voltou de lá no dia 21 de fevereiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, um dos novos pacientes é parente do empresário e o outro teve contato com esse segundo caso. Todos estão em isolamento domiciliar. No Carnaval, o empresário participou de um almoço com 30 pessoas. Todas são monitoradas, assim como quatro moradores de São Paulo que voltaram da Europa no mesmo avião que ele.

O secretário de Vigilância e Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou que a transmissão local é diferente da transmissão sustentada. Na primeira, alguém contraiu a doença por outra pessoa dentro do país. Na sustentada, não é mais possível rastrear a linha de transmissão do vírus. "O vírus não está circulando no Brasil, mas dentro de um agrupamento de pessoas. Não está produzindo doentes que não conseguimos identificar a fonte", explicou.

Para evitar a sobreposição de epidemias, a campanha de vacinação contra o sarampo será prorrogada no Rio. Já a vacinação contra gripe começa no dia 23.