Mais Lidas

Isenção em contas e vacinação para vítimas

Ontem, as comissões da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram, em discussão única, a proposta de um projeto de lei, do deputado Renato Cozzolino (PRP), que pede isenção do ICMS nas contas de luz e telefone de moradores afetados pelas chuvas. O texto prevê isenção pelo período de 180 dias para todos os afetados, desde o dia 1º de janeiro de 2020.

Em Seropédica, na Baixada Fluminense, mesmo após o fim das chuvas na quarta-feira, o nível da água continua alto. No bairro Jardins, a água, ontem, estava na altura dos joelhos. Muitos moradores estão ilhados desde o fim de semana.

A Secretaria Municipal de Saúde instalou 13 postos para auxiliar as vítimas das chuvas do Rio com atendimento médico, vacinação e prevenção à leptospirose.

Além disso, agentes comunitários de saúde estão visitando residências e abrigos. O objetivo é localizar gestantes, famílias com crianças menores de um ano e doentes acamados. Os postos de vacinação nos pontos de apoio à população oferecem vacinas antitetânica, contra hepatite B e sarampo. Não é necessário comprovar que a residência fica localizada em área de risco para receber atendimento.