Mais Lidas

Primeiro caso na capital

Teste de moradora da Zona Sul, que foi à Itália com outras três pessoas, deu positivo

O segundo caso do novo coronavírus (Covid-19) foi confirmado no Estado do Rio, em nota, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na madrugada de ontem. A paciente, de 52 anos, é moradora da Zona Sul da cidade do Rio e apresentava os sintomas da doença ao retornar de viagem à Itália, na última quarta-feira. Com este caso, o Brasil tem 17 confirmados.

A mulher deu entrada em um hospital particular com febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela SES, em parceria com a Vigilância Municipal. A paciente, que reside sozinha, está em isolamento domiciliar.

É a segunda pessoa do estado que volta doente da Itália: a paciente número 1, que vive em Barra Mansa, também foi exposta ao vírus dessa forma.

"É importante destacar que continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe", reforçou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Ainda segundo a secretaria, a primeira amostra para testagem foi coletada no mesmo dia em que ela deu entrada na unidade particular. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus, e o caso foi notificado aos CIEVSs municipais e estaduais. Na sexta-feira, o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fiocruz, que confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.

Até o fechamento desta edição, havia outros 112 casos suspeitos monitorados pela SES no estado do Rio.

O Ministério da Saúde informou que há 674 casos classificados como suspeitos no país. O presidente Jair Bolsonaro afirmou na sexta-feira, em um pronunciamento na TV que, ainda que a crise do novo coronavírus possa se agravar, "não há motivo para pânico, o momento é de união."