Mais Lidas

Sarampo é muito alarmante

Estado do Rio já tem 196 casos em 2020. Crianças são mais suscetíveis

Autoridades de Saúde consideram a situação do sarampo mais preocupante que a do coronavírus. Em 2020 já são 196 casos confirmados
Autoridades de Saúde consideram a situação do sarampo mais preocupante que a do coronavírus. Em 2020 já são 196 casos confirmados -

No estado do Rio, não é apenas o novo coronavírus que preocupa. Para o governo fluminense, a situação do sarampo é ainda mais alarmante. Desde o ano passado, foram registrados no estado 658 casos, sendo 412 em crianças com até 9 anos de idade, o que representa mais de 60%. Este ano, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde confirmou 196 casos da doença, a maioria deles na Baixada Fluminense (97). Até ontem, a cidade do Rio já havia contabilizado 54 casos.

Devido a este cenário, os 92 municípios fluminenses foram alvo, ontem, do Dia D de vacinação contra o sarampo, nos postos de saúde.

A ação faz parte de uma campanha que começou em 13 de janeiro, quando cerca de 700 mil pessoas foram imunizadas em todo o estado, o que corresponde a 23,3% da meta definida pelas autoridades sanitárias estaduais.

"O sarampo está aqui, já matou paciente, infelizmente no nosso meio, diferente do corona, que todos estão preocupados, que ainda não chegou de uma forma de livre circulação", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Cerca de 60 mil pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos foram imunizadas em todo o município. A Secretaria Estadual de Saúde também está realizando a vacinação móvel. Entre os dias 10 e 13 de março, os caminhões chegam aos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Valença, Resende, Três Rios, Paraíba do Sul, Nova Friburgo e Petrópolis.