Mais Lidas

Alerta global

Coronavírus espalha o terror pelo mundo. No Brasil já são 52 casos confirmados

AAA
AAA -

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou ontem a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). De acordo com a OMS, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes, com transmissão sustentada entre as pessoas. Até o momento, são mais de 118 mil casos ao redor do mundo e 4.292 mortes.

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), publicou ontem decreto para o enfrentamento emergencial do coronavírus. Entre as regras que poderão ser adotadas em casos suspeitos, o decreto prevê: isolamento, quarentena, exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas e vacinação. Também prevê medidas para tratamentos médicos específicos, estudo ou investigação epidemiológica, exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáveres.

Há ainda a possibilidade de requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização do proprietário.

A Secretaria Estadual de Saúde reforçou que, até o momento, o Rio de Janeiro continua sem transmissão ativa do vírus. E estima que aconteçam em até 30 dias as transmissões comunitárias, aquelas que circulam no estado sem que haja informações de como a pessoa contraiu o coronavírus.

O Ministério da Saúde divulgou ontem novo boletim sobre pacientes infectados pelo coronavírus. Em todo país são 907 casos suspeitos, 52 confirmados e 935 descartados. O balanço aponta que São Paulo é o estado com mais casos confirmados: 30 pacientes. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).