Mais Lidas

2 anos de impunidade

Polícia ainda procura os mandantes da execução de Marielle Franco (Psol) e Anderson Gomes

Logo na entrada do apartamento em Bonsucesso, a inscrição 'Marielle Presente', em uma placa de madeira, pendurada acima da porta, transmite a mensagem dos moradores. Nas prateleiras e paredes do imóvel estão inúmeros objetos com reproduções de fotografias ou pinturas do rosto da vereadora Marielle Franco (Psol), assassinada há exatos dois anos, ao lado do motorista Anderson Gomes, após sair de um evento na Lapa. As lembranças chegam de admiradores espalhados por várias parte do mundo.

Ao ser perguntado como têm sido os dois anos desde a morte da filha, Antônio Francisco da Silva Neto é taxativo. "Não foi uma morte, foi um assassinato. Morte é quando um filho está doente e morre. Mas a Marielle foi brutalmente assassinada". Mãe da vereadora, Dona Marinete cobra providências. "Até agora os mandantes, que tiraram o direito da minha filha viver, não foram presos. A gente clama por Justiça. É o mínimo", reclama.

Passados dois anos do crime, tudo o que se sabe é que o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz seriam os assassinos. Mas a motivação está longe de ser esclarecida. Ronnie e Élcio estavam no Cobalt que emparelhou com o veículo onde estavam Marielle e Anderson. Enquanto um dirigia, o outro disparava. Eles respondem por duplo homicídio com três qualificações — por motivo torpe, emboscada e sem dar chance de defesa às vítimas. Presos há pouco mais de um ano, eles irão a júri popular.

Enquanto a primeira fase das investigações, no primeiro ano após o crime, deu conta de identificar, localizar e prender os assassinos que estavam no carro, a segunda parece ainda não ter avançado muito. Procurada, a Polícia Civil se limitou a informar que tudo continua "sob sigilo".

Já o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco/MPRJ) informou que a identificação de eventuais mandantes do crime estão em investigação e que já ouviu mais de 200 testemunhas.