Mais Lidas

Regras nos transportes

Governos estadual e municipal determinam mudanças nos ônibus

Os ônibus com janelas lacradas não são recomendados neste momento
Os ônibus com janelas lacradas não são recomendados neste momento -

Em um dia de ruas mais vazias, as autoridades estaduais e do município do Rio anunciaram ontem medidas para reduzir o número de pessoas no transporte público, em virtude do novo coronavírus. O governador Wilson Witzel (PSC) decretou que ônibus, barcas, trens e metrô deverão transportar apenas passageiros sentados. Também está proibida, durante 15 dias, a circulação de quaisquer ônibus entre a Região Metropolitana e o interior. Na capital, por sua vez, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) autorizou as empresas de ônibus da cidade a reduzir suas frotas em até 40% a partir de hoje.

A prefeitura justificou que a cidade teve diminuição na demanda de passageiros. Segundo a Rio Ônibus, as empresas vão otimizar a frota nas ruas, seguindo determinações da Secretaria Municipal de Transportes. Na manhã de ontem, foi registrada, pelo sindicato, a redução de 50% de passageiros nos ônibus. Foi proibido também pelo município que ônibus e BRT levem passageiros em pé.

De acordo com Witzel, a determinação é para a redução de 50% da capacidade de lotação dos transportes e, quando possível, que mantenham janelas abertas. O controle será feito pelos motoristas e operadores, e a fiscalização por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro/RJ). Caso haja pessoas em pé no transporte, a empresa será multada e os passageiros que estiverem em pé serão retirados e realocados no próximo coletivo. O Passe Livre dos estudantes também foi suspenso.

Conforme o Detro, o transporte entre os municípios do interior continuará ocorrendo normalmente. A proibição das linhas intermunicipais foi tomada considerando que a maior parte dos casos da Covid-19 no Estado está concentrada na Região Metropolitana. Os passageiros com bilhetes emitidos para os municípios com restrição, com validade posterior à data da portaria, serão ressarcidos pelas respectivas empresas.

Os ônibus com janelas lacradas não são recomendados neste momento Reginaldo Pimenta
Rio de Janeiro - RJ - 17/03/2020 - Coronavirus na cidade do Rio - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Rio de Janeiro - RJ - 17/03/2020 - Coronavirus na cidade do Rio - na foto, Maristela Balbino Taniozzo e Tatiane Andrade, utilizando BRT - Foto Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia