Mais Lidas

Grupos com maior risco

Pessoas com baixa imunidade podem ter sintomas graves

Infografico cuidados em casa 18 mar
Infografico cuidados em casa 18 mar -

Idosos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, com doença auto-imune, portadores do vírus HIV, são alguns exemplos de pessoas que fazem parte do grupo de risco caso infectados com o novo coronavírus. De acordo com a presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, Tânia Vergara, pessoas com essas doenças subjacentes têm mais facilidade de adoecer porque têm a imunidade já comprometida, o que pode contribuir para desenvolver as complicações mais graves da Covid-19.

"Além da debilidade imunológica, essas pessoas já têm outras doenças subjacentes que podem se agravar com a presença da Covid-19", explicou Tânia Vergara.

Precauções similares

Segundo Fernanda de Carvalho, doutora em imunologia pelo Centro Universitário IBMR, as medidas de prevenção para o grupo de risco são as mesmas recomendadas para todas as pessoas, como lavar as mãos e higienizar com álcool em gel. No entanto, conforme Fernanda, os indivíduos considerados grupo de risco, não devem sair de casae os parentes, ao chegarem nas residências, devem tomar banho, colocar as roupas para lavar, separadamente, além de separar os objetos de uso pessoal.

"Proceder com a higiene da casa, dos banheiros. É um momento de conscientização de toda a população, estando no grupo de risco ou não", ponderou Fernanda. Ainda segundo a especialista, as vacinas que possuem vírus vivo atenuado (como a oral contra a poliomielite, de combate ao sarampo, febre amarela) não são recomendadas para idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas graves.

Infografico cuidados em casa 18 mar Arte Paulo Márcio
Foto ilustrativa do medicamento Ibuprofeno: OMS recomenda não utilizar, mas Ministério da Saúde discorda CESAR CONVENTI/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO