Mais Lidas

Bolsonaro fala em 'histeria'

Presidente critica medidas tomadas pelos estados para conter pandemia

No dia em que o Brasil registou a primeira vítima mortal pelo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro voltou a fazer pouco da pandemia da Covid-19 e disse que pretende organizar uma "festinha tradicional" pelo seu 65º aniversário no próximo fim de semana. "Vai ter festinha tradicional, aqui. Faço aniversário dia 21 e minha esposa dia 22. São dois dias de festa".

Bolsonaro disse ainda que vê "histeria" em relação à Covid-19 e criticou medidas dos governos estaduais para evitar aglomerações a fim de conter o avanço do vírus. Para ele, as medidas "vão prejudicar muito a economia" que, segundo sua avaliação, estava indo bem.

Bolsonaro deu as declarações no dia em que fez o segundo teste para ver se foi infectado pelo coronavírus — o primeiro exame, segundo o presidente, deu negativo. O resultado deste teste deve sair até amanhã. No domingo, o presidente quebrou o isolamento recomendado pelos órgãos de saúde — em sua comitiva que foi aos EUA pelo menos 14 pessoas estão com o coronavírus, portanto ele está no grupo de risco — e participou de manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Bolsonaro disse, inclusive, que se ficasse doente, o problema seria dele.

O presidente criticou medidas de restrição de circulação de pessoas, adotadas pelos estados. Governadores suspenderam aulas escolares, recomendaram cancelamento de atividades em cinemas, teatros e casas de shows, e restringiram o acesso aos transportes e aos shoppings.