Mais Lidas

Alta após 15 dias de isolamento

Primeira infectada pelo novo coronavírus no Estado não apresentava sintomas há 10 dias

Servidora caminha pela cidade de Bérgamo, na Itália, durante viagem
Servidora caminha pela cidade de Bérgamo, na Itália, durante viagem -

Depois de 15 dias em isolamento domiciliar, em Barra Mansa, a primeira infectada por coronavírus no Estado do Rio de Janeiro foi liberada, ontem à tarde. Ela já não apresentava os sintomas há dez dias. O desafio é enfrentar o preconceito de alguns moradores da cidade, hostilidades e até fake news.

"Minha cidade é muito pequena. Entendo que as pessoas estejam assustadas, mas não tenho culpa. Nas redes sociais, as pessoas estão compartilhando a minha foto e me xingando, dizendo que sou uma 'desgraçada'. Há quem diga que deveria ter morrido na Europa.

"Inventaram áudios de WhatsApp como se fosse eu dizendo que fui levar um filho na escola e brinquei com várias crianças, mas é mentira. Eu nem tenho filhos, moro só com meu marido e cumpri a quarentena".

Ela não corre mais risco de transmitir a doença e só foi considerada suspeita para a Covid-19 porque ela havia voltado da Itália. Ela não apresentou os sintomas da doença, como a febre, mas sentiu dores de cabeça e na altura dos pulmões.

"Nunca imaginei que fosse coronavírus, porque já tive gripes muito mais fortes. Não tive nenhuma dificuldade para respirar. E meu marido não não apresentou nenhum sintoma", disse.

Servidora caminha pela cidade de Bérgamo, na Itália, durante viagem Arquivo pessoal
A população em situação de rua corre riscos de contágio MARCOS VIDAL/ESTADÃO CONTEÚDO