Mais Lidas

O que abre e fecha

Grande parte do comércio para. BRT terá reforço para tentar evitar superlotação

Movimentação da estação do BRT Pingo d'Água, na Zona Oeste
Movimentação da estação do BRT Pingo d'Água, na Zona Oeste -

O comércio do Rio de Janeiro, inclusive bancos, deve permanecer fechado a partir da 0h de amanhã por determinação do prefeito Marcelo Crivella para conter a propagação do novo coronavírus. As medidas são por tempo indeterminado, segundo a prefeitura.

As exceções, que permanecerão abertas, são: supermercados e hortifrutis, que têm recomendações para ampliar o serviço para 24 horas; também padarias — com recomendação de que se evitem aglomerações —, pet shops, postos de gasolina e lojas de equipamentos médicos e ortopédicos.

"Essas são medidas por tempo indeterminado. A comunidade médica e científica do município está monitorando o contágio, e nos dando informações. Precisamos proteger a população. A maioria das pessoas que mora em comunidades, por exemplo, trabalha no setor de comércio", disse Crivella. Por enquanto não há medidas restritivas para os setores de serviço (consultórios, escritórios e outros) e indústria.

Para dar uma mãozinha, o MEIA HORA preparou um passo a passo para ajudar o carioca a entender o que abre e o que fecha nesta semana. Em primeiro lugar, no que diz respeito ao transporte público, o destaque é para o BRT, que reiniciou a operação no corredor TransOeste. O funcionamento, que tinha sido paralisado no sábado, após uma determinação da Prefeitura do Rio, voltou, mas trazendo problemas aos cariocas. Para resolver os problemas, Crivella anunciou novas medidas. Entre elas, a determinação para que ônibus comuns reforcem a linha Transoeste do BRT a partir de hoje para evitar superlotação.