Mais Lidas

Companhias aéreas garantem o número mínimo de voos para 26 estados e o Distrito Federal

Apesar da redução de 91,6% no funcionamento da malha aérea, Anac garantiu a ligação em todos os estados

Anac chegou a um acordo com empresas aéreas para garantir número mínimo de voos no país
Anac chegou a um acordo com empresas aéreas para garantir número mínimo de voos no país -
Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou nesta sexta-feira que as companhias Gol, Azul e Latam vão garantir voos para as capitais dos 26 estados e o Distrito Federal, além de outras 19 cidades do país. Os voos terão início a partir deste sábado e com previsão de operação até o fim de abril.
Ficou acertado o número mínimo de 1.241 voos semanais, uma redução de 91,6% na média total. A Anac garantiu que recebeu das empresas o detalhamento dos últimos ajustes no redimensionamento da malha aérea brasileira, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O planejamento teve início na segunda-feira. Na reunião, com as empresas, representantes da agência, do Ministério de Infraestrutura e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) definiram a manutenção mínima para funcionamento para que nenhum estado ficasse sem pelo menos uma ligação aérea.
"Com a redução drástica de voos em março, em decorrência da pandemia do coronavírus, havia o risco de uma paralisação total do serviço. A malha emergencial é 91,61% menor do que a originalmente prevista pelas empresas para o período. Considerando a programação da Gol, Azul e Latam, a queda é de 56,06% das localidades atendidas, passando de 106 para 46. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241", informou a Anac.

Os voos, com frequências semanais, serão distribuídos da seguinte forma: 723 voos no Sudeste, 153 na região Nordeste, 155 voos no Sul, 135 no Centro-oeste e 75 voos para a região Norte. Desse total, 483 voos serão operados pela Latam, 405 voos pela Azul e 353 voos pela Gol.

Comentários