Mais Lidas

Eles estão Conectados

Centros gerontológicos usam tecnologia para manter idosos ocupados

A tecnologia e a criatividade se tornaram grandes aliadas de instituições gerontológicas na luta contra o novo coronavírus. Com a proibição das visitas, foram adotadas medidas para encurtar as distâncias entre os idosos, principal grupo de risco, e seus familiares. Entre elas estão as vídeochamadas.

"Não me sinto só. Tenho muitas amizades aqui. Tenho falado todos os dias com meus familiares pelo celular. Falo com minhas filhas, meus netos. Sei usar celular e faço vídeochamada", avisa dona Helena das Neves, de 96 anos, hospede da Duarte Maison. "Gostei de fazer chamada e ver meu filho. É bom que matei um pouco a saudade. Se deixar eu quero sempre mais", conta Glória da Conceição Araújo Ribeiro, de 84 anos, da Casa Vila do Sol, em Botafogo.

Para manter as atividades terapêuticas e sociais, foi solicitado aos instrutores que mandem mensagens e façam vídeos de aulas para que a equipe local faça atividades guiadas com os idosos.

Para Andrea Duarte, proprietária da Duarte Maison e da Villa Sofia, na Taquara, e da Villa Duarte, no Recreio, os cuidados nos espaços são contínuos. "Aqui ele está longe de conflitos familiares, problemas domésticos, faz atividades diárias e recebe visitas virtuais 24h por dia, esclarece.