Mais Lidas

Vírus no alto escalão

Prefeito faz teste após secretária de Saúde ser infectada

Talma Suane
Talma Suane -

O prefeito Marcelo Crivella (Progressistas) fez ontem o teste para verificar se está contaminado pelo novo coronavírus. A suspeita é reforçada pelo fato de o exame da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, ter dado positivo. Ela está internada no Hospital Barra D'Or em estado estável. Além dela, a secretária municipal de Educação, Talma Suane, e a infectologista Patrícia Guttmann, superintendente de Vigilância em Saúde, estão sob suspeita. 

Diante das suspeitas, o prefeito usou máscara durante entrevista coletiva online, na manhã desta terça-feira. "Vou testar hoje, pois estivemos muito próximos desde o início desta crise", disse Crivella. 

Sobre os equipamentos de proteção individual, o prefeito informou que foram comprados R$ 30 milhões de fornecedores chineses. A previsão é que o material, que inclui respiradores mecânicos, seja entregue no fim de abril. 

"Antes dessa crise, adquirimos 806 respiradores mecânicos. Estamos negociando com as Forças Armadas para que possam mandar um avião para buscar esses equipamentos o quanto antes. Hoje, na China, há um monte de equipamento para ser enviado ao mundo inteiro, mas podemos antecipar a entrega com o apoio das Forças Armadas", disse Crivella.

Segundo Ivo Remuszka, subsecretário de Gestão da Secretaria municipal de Saúde, que também participou da coletiva online, 30 respiradores mecânicos foram entregues esta semana e vão abastecer o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari.

Talma Suane Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Ana Beatriz Busch, da Saúde Ricardo Cassiano
Rio, 24/03/2020 - coronavirus rio. Prefeito do Rio Marcelo Crivela, o secretario de ordem publica Gutemberg Fonseca e a secretaria de saude Ana Beatriz Busch. Apresentaram nessa manha contigente de militares e da cruz vermelha para reforcar o combate ao coronavirus. Rio Centro, Jacarepagua. zona oeste do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia Ricardo Cassiano/Agencia O Dia
Patricia Guttmann, coordenadora de vigilância em saúde Reprodução