Mais Lidas

Coronavírus: Ministério da Saúde convoca novos profissionais para conter avanço da pandemia

Dentre os solicitados, estão veterinários, dentistas e fisioterapeutas. Todos ficarão à disposição das autoridades políticas

Ministério da Saúde realiza requisição de profissionais para ajuda no SUS
Ministério da Saúde realiza requisição de profissionais para ajuda no SUS -
Devido ao surto mundial de coronavírus, o Ministério da Saúde elaborou uma portaria, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), convocando profissionais de 14 categorias para, em caráter emergencial, trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ajudar na contenção da covid-19. Dentre os solicitados, estão veterinários, dentistas e fisioterapeutas.
A lei 13.979/2020, que trata das medidas a serem adotadas durante a emergência de saúde pública causada pelo vírus, ampara a decisão do Ministério de fazer a requisição dos profissionais, com pagamento posterior. Sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o texto também foi aprovado pelo Congresso.
De acordo com a portaria, os profissionais de saúde convocados devem preencher um formulário online do Ministério. Ao finalizar, todos receberão um link do curso à distância de capacitação, com base nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). Aquele que não terminar o cadastro e o curso será reportado ao conselho federal de sua categoria.
Lista de profissionais requisitados:
serviço social
biologia
biomedicina
educação física
enfermagem
farmácia
fisioterapia e terapia ocupacional
fonoaudiologia
medicina
medicina veterinária
nutrição
odontologia
psicologia
técnicos em radiologia