Mais Lidas

Turnos no comércio e indústria no Rio começam nesta terça-feira; confira como funciona

Atividades da indústria, comércio e do setor de serviços foi escalonado em decreto para evitar aglomeração nos transportes públicos

Supermercados e outros estabelecimentos só abrem a partir das 9h, para evitar aglomeração nos transportes públicos
Supermercados e outros estabelecimentos só abrem a partir das 9h, para evitar aglomeração nos transportes públicos -
Começa a valer a partir de hoje o decreto que divide por turnos o início das atividades de setores da economia no Rio. A nova regra foi publicada, ontem, no Diário Oficial do Município e define o início de atividades da indústria para antes das 6h, o comércio para depois das 9h e o setor de serviços a partir desse horário. A expectativa da Prefeitura do Rio é de reduzir a aglomeração nos transportes públicos, principalmente no BRT.

Em entrevista coletiva feita online, no domingo, o prefeito Marcelo Crivella, disse que não há chance de afrouxar as medidas de distanciamento social na cidade: "Há uma pressão enorme de um setor da nossa população e da economia para começar a relativizar e abrir aos poucos o comércio, mas não há por parte da comunidade científica a menor chance de fazer isso", garantiu.

Segundo o decreto, os comércios que estão autorizados a funcionar somente a partir das 9h da manhã são os mercados, supermercados, hortifrútis e mercearias. Além disso, açougues, aviários e peixarias; depósitos, distribuidoras, transportadoras, veterinárias e lojas de alimentos e produtos de uso animal. Completam a lista as casas de material de construção, hotéis, lavanderias, comércio de gás e de materiais de saúde.

Exceções

De acordo com a prefeitura, antes das 9h, estão autorizados a funcionar as padarias, confeitarias, farmácias, drogarias, postos de combustível e lojas de conveniência (sem consumo no interior das lojas) e bancas de jornal.

Ainda segundo a prefeitura, os prestadores de serviço autônomos ou empresas, como oficinas mecânicas e de reparos de eletrodomésticos também podem começar suas atividades antes das 9h, sempre observando a regra de distanciamento mínimo de um metro e meio entre o profissional e o cliente.

Em nota, a Fecomércio disse que está consultando os representantes de diversos segmentos para avaliar os impactos do decreto, mas antecipou que qualquer alteração deve gerar efeito colateral, principalmente em relação à diminuição do horário de funcionamento, como nos supermercados, locais onde é orientado evitar aglomerações.

O consórcio responsável pelo BRT, modal que continua registrando longas filas, demonstrou apoio ao decreto publicado pela prefeitura e também informou que,desde ontem, trabalha na conscientização dos passageiros através de alertas via megafones nas estações de maior movimento (Santa Cruz, Mato Alto e Terminal Alvorada). O pedido dos profissionais no sistema de som é para que os usuários mantenham a distância de 1,5 metro, em relação à pessoa na sua frente para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.