Mais Lidas

Coronavírus: Crivella pede recursos da Lava Jato para ajudar na renda de operadores de transportes

Ação visa beneficiar motoristas, cobradores e outros profissionais

Prefeito Marcelo Crivella em coletiva para falar sobre as novas medidas da prefeitura contra o coronavírus
Prefeito Marcelo Crivella em coletiva para falar sobre as novas medidas da prefeitura contra o coronavírus -
O prefeito Marcelo Crivella vai enviar uma proposta ao juiz federal da 9ª Vara Criminal, José Eduardo Nobre Matta, pedindo para que parte dos recursos obtidos pela Operação Lava Jato sejam destinados a complementar a renda de operadores dos transportes públicos municipais impactados pela crise gerada pela pandemia do coronavírus. 
A Prefeitura sugere pagar a cada trabalhador do segmento – motoristas e cobradores de ônibus, taxistas (permissionários e auxiliares), mototaxistas, motoristas escolares, operadores de vans, cabritinhos e veículos de fretamento – um valor complementar à renda atual.
De acordo com Crivella, o pagamento é para ser feito em uma única data, beneficiando 80 mil famílias. A quantia pode variar de uma ajuda de custo até o pagamento de um salário integral referente à cada categoria.
"O doutor José Eduardo Nobre fez contato com nosso procurador geral, Marcelo Silva Marques, e informou dessa possibilidade. Estamos elaborando propostas nesta e em mais áreas para que os recursos provenientes dessas operações, roubados do povo, possam voltar ao uso da população nesse momento tão diferente de tudo que nós vivemos" disse o prefeito.
Queda nos transportes
Segundo a prefeitura, devido às recomendações para que as pessoas permaneçam em casa, o número de passageiros nos transportes públicos caiu significativamente. No sistema de ônibus, por exemplo, a redução atingiu uma média de 70%. Com isso, empresas operadoras passaram a ter dificuldades em manter o sistema operando adequadamente e muitos motoristas tiveram a carga de trabalho reduzida, assim como o salário.
Operadores dos demais meios de transportes também enfrentam sérias adversidades por causa da redução drástica de usuários e os recursos poderão ajudar a superar esse cenário atual.