Mais Lidas

Água e sabão para salvar vidas

Projeto Pia do Bem ganha as ruas

Projeto dá opção de higienização a trabalhadores moradores de rua
Projeto dá opção de higienização a trabalhadores moradores de rua -

Uma pia portátil e comunitária, instalada no Centro do Rio, já virou referência de proteção contra o novo coronavírus entre pessoas em situação de rua e profissionais que trabalham durante a pandemia.

A ideia da instalação foi da engenheira de produção Ana Paula Rios, do projeto Pia do Bem, que pretende espalhar pias pela cidade, para serem usadas como pontos de prevenção e higienização. O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, doou mais 100 unidades, que deverão ser instaladas a partir do dia 17, em pontos do Centro e da Zona Sul.

O primeiro lavatório foi colocado, ontem, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos das Justiças Federais (Sisejufe). Outras três estruturas estão sendo montadas, também no Centro da Cidade.

De acordo com Ana Paula, a Pia do Bem é um projeto que demanda participação da sociedade: qualquer pessoa ou empresa pode ajudar no reabastecimento de água, sabão e toalhas de papel das estruturas. "Abastecendo o sistema duas vezes por dia, ao longo de um mês serão possíveis mais de 4.500 lavagens em uma única pia. Segundo o nosso estudo, o custo de cada lavagem é de apenas quatro centavos", explica.