Mais Lidas

A fome bate A porta

Moradores de comunidades só têm como se sustentar por mais sete dias, revela pesquisa

Moradores de favelas serão os mais prejudicados, aponta a pesquisa
Moradores de favelas serão os mais prejudicados, aponta a pesquisa -

Uma semana. Esse é o tempo que famílias moradoras de comunidades do Rio têm, antes que a fome bata à sua porta. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela, mostra que 60% dos moradores de favelas não têm recursos financeiros para se sustentar por mais de sete dias, sem que precisem de ajuda ou retornar ao trabalho. Outro dado preocupante é que falta água potável em quase metade (47%) dos lares das favelas.

A pesquisa alerta para o fato de que praticamente todos os moradores de comunidades não terão alimentos suficientes para um mês. Em metade dos lares os mantimentos deverão acabar nos próximos sete dias.

O levantamento também destaca que mais da metade dos moradores têm dificuldades para encontrar alimentos e itens de higiene perto de casa e, com os deslocamentos, ficam ainda mais expostos à contaminação.

"Não há dúvida que a melhor forma de evitar o risco da contaminação é através da distribuição de renda diretamente aos moradores. Ganha o varejo local, ganha os moradores, ganha a saúde de todos", diz Celso Athayde, fundador do Data Favela.

A pesquisa ouviu 1.808 pessoas, moradores de 269 favelas, entre os dias 4 e 5 deste mês.