Sem Sine, sem grana

Trabalhadores enfrentam dificuldades para solicitar o seguro desemprego

A farsa foi descoberta pela delegacia da Praça da Bandeira
A farsa foi descoberta pela delegacia da Praça da Bandeira -

Trabalhadores estão enfrentando problemas para solicitar o seguro desemprego, após o fechamento dos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão que recebe as solicitações do benefício. Atualmente, o cadastro deve ser feito totalmente online e segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, "não há necessidade de qualquer ato presencial por parte do trabalhador". Mas não tem sido assim para algumas pessoas que foram demitidas recentemente e têm problemas para usar o sistema há mais de um mês.

É o caso do Marco de Abreu, 44 anos, que trabalhava como agente comunitário de saúde. Ele conta que pós o processo inicial de cadastro, o sistema acusou uma divergência entre os dados do seu CPF e os dados armazenados pelo Ministério do Trabalho. "Depois de muito custo consegui ligar para o 158, me orientaram a comparecer a um posto de atendimento. Após várias tentativas consegui agendar para a última terça-feira. Cheguei lá, o posto estava fechado, como todos os outros", diz. "Há outros colegas com o mesmo problema".

A professora Vanessa Araújo, 37 anos, enfrenta problema parecido: "Fiz todo o processo pelo aplicativo porque meu filho estava internado e eu não tinha como ir ao posto. Desde então, aparece uma mensagem de que meu nome e data de nascimento estão incorretos. Já liguei várias vezes para o 158, e ninguém resolve nada".

Obras no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, abrem mais duas mil gavetas para sepultamentos na cidade
Obras no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, abrem mais duas mil gavetas para sepultamentos na cidade FOTOS Gilvan de Souza