Mais Lidas

Cuidados para salvar

Bombeiros relatam orgulho em fazer parte da linha de frente no combate ao coronavírus

Estrutura do hospital de campanha do Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, está sendo montada
Estrutura do hospital de campanha do Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, está sendo montada -

Salvar vidas. A missão primária dos militares do Corpo de Bombeiros nunca foi tão desafiadora. Mesmo no cenário atual de pandemia, em que a população é orientada a ficar em suas casas, eles ainda precisam apagar incêndios, resgatar feridos em acidentes e fazer atendimentos médicos de emergência.

"Sabemos dos riscos, não podemos ficar em casa. Escolhemos salvar vidas. Então, me sinto orgulhosa da minha profissão", conta a sargento Elaine Marmelo, técnica de enfermagem do Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Desde o início da quarentena, todos os militares são orientados sobre as medidas corretas de enfrentamento à propagação do vírus. As normas têm como base o protocolo do Ministério da Saúde. Segundo a técnica de enfermagem, além das práticas indicadas aos demais cidadãos, como utilizar máscaras e lavar as mãos com frequência, foram redobrados os cuidados com a higienização do ambiente do alojamento, fardamento e viaturas. "Prevenção é a palavra de ordem para frearmos este vírus", diz.

A capitã Paula Mesquita, médica da Diretoria de Socorro de Emergência do CBMERJ, conta que todas as etapas de um atendimento foram atualizadas para evitar o risco de contaminação. As mudanças vão do socorro à vítima ao regresso à unidade, passando pelo transporte, a chegada à unidade de saúde e a descontaminação de viaturas, o descarte de materiais e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Estar na linha de frente, de acordo com a capitã, representa um teste para todo o conhecimento que adquiriu na faculdade de medicina. "Me sinto realizada em poder fazer parte deste grupo de profissionais", conclui a oficial.

 

Estrutura do hospital de campanha do Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, está sendo montada Ricardo Cassiano
A capitã Paula Mesquita, médica da Diretoria de Socorro de Emergência do Corpo de Bombeiros Divulgação