Mais Lidas

Atividade na melhor idade: Idosos se exercitam em casa na quarentena

As caminhadas foram subsistidas por atividades que utilizam o peso do próprio corpo

 Teresa Cardoso
Teresa Cardoso -

Longas caminhadas, banhos de sol e a prática de exercícios físicos ao ar livre são algumas das atividades preferidas dos idosos que gostam de manter o corpo em movimento. Mas o isolamento social, necessário para evitar o contágio do coronavírus, tem impedido que essas pessoas, no grupo de risco na pandemia, saiam de casa. A boa notícia é que dá para se exercitar e manter a boa forma mesmo no aconchego do lar. 

"É muito importante consultar um médico. Após a avaliação, os exercícios devem ser realizados de forma segura, sobre superfícies sem risco de quedas, em local arejado, com vestimentas apropriadas e sempre se manter hidratado", explica Mateus Mendes, professor de Educação Física. 

As atividades podem ser executadas com objetos de dentro de casa. O importante é suar a camisa. "São indicados exercícios para o equilíbrio e coordenação, que previnem quedas. Exercícios respiratórios, aumentando a capacidade ventilatória do pulmão e outros para a agilidade e fortalecer os músculos. É possível utilizar bolsas, mochilas, livros, garrafas", diz.

Para os idosos que já estão acostumados à prática de exercícios, o ideal é manter o ritmo. E quem nunca fez atividade física, Mateus? É uma boa hora para começar? Ele, assegura que sim. "Não tem problema, porém deve ser auxiliado por um profissional capacitado. O idoso deve conversar com com o intuito de suprir suas necessidades e dificuldades diárias".

Cheia de disposição, Teresa Cardosos, de 79 anos, realiza diariamente seu circuito de exercícios. "Eu acho importante a rotina, pois através das atividades me sinto disposta, consigo controlar a minha pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue", diz.

Sem perder o pique, Vera Lucia Serino dos Santos, de 72 anos, faz sua série na sala de casa. "Faço exercício há algum tempo e, devido a pandemia, continuo em casa. É muito bom pra gente na terceira idade, Me faz bem", conta ela.

Teresa Cardoso praticando a série: Bíceps direto HBC (1), Alongamento (2), Agachamento livre (3), Alongamento (4), Flexão de quadril DD (5) - Divulgação


CIRCUITO COMPLETO

Agachamento livre - 3 séries de 12 repetições
Supino reto DD HBC - 3 séries de 15 repetições
Flexão plantar em pé - 3 séries de 12 repetições
Bíceps direto HBC - 3 séries de 12 repetições
Flexão de quadril unil DD - 3 séries de 12 repetições
Abdominal parcial - 3 séries de 15 repetições
Alongamento membros superiores e inferiores - de 20 a 30 segundos

 
Vera Lucia Serino dos Santos - Divulgação
 

 

Teresa Cardoso Divulgação
Vera Lucia Serino dos Santos Divulgação
Vera Lucia Serino dos Santos Divulgação
Vera Lucia Serino dos Santos, de 72 anos, aproveita os espaços da sala para praticar sua série: elevação de quadril (6), abdominal (7), Agachamento alternado (8) e Agachamento em Isometria (9) Divulgação
Vera Lucia Serino dos Santos Divulgação
Teresa Cardoso Divulgação
Teresa Cardoso Divulgação
Teresa Cardoso praticando a série: Bíceps direto HBC (1), Alongamento (2), Agachamento livre (3), Alongamento (4), Flexão de quadril DD (5) Divulgação
Teresa Cardoso Fotos Divulgação

Comentários