Mais Lidas

Estátuas mascaradas

Monumentos aparecem protegidos para lembrar decreto assinado pelo prefeito

A estátua de Drummond com máscara no primeiro dia do decreto atraiu olhares em Copa
A estátua de Drummond com máscara no primeiro dia do decreto atraiu olhares em Copa -

As estátuas da cidade amanheceram ontem de máscaras. A Prefeitura do Rio vestiu mais de 40 monumentos para chamar a atenção da população sobre o decreto, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella, que obriga o uso da proteção para para sair à rua, embarcar em transportes públicos e acessar os estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar durante a pandemia. A determinação passou a valer a partir de ontem.

O objetivo é reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus. O uso de máscaras também passou a ser indispensável em Duque de Caxias e Magé, na Baixada Fluminense; e em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

O garçom Heleno Basílio, de 40 anos, passava pela orla da praia de Copacabana, na Zona Sul, seguindo para o trabalho, quando parou para tirar uma foto com a versão mascarada de Carlos Drummond de Andrade.

"Essa estátua é um cartão postal do Rio, então vê-la usando uma máscara serve como exemplo, uma boa lembrança para que as pessoas se conscientizem mais. Porque, infelizmente, tem gente que não está se protegendo", falou.

Os comércios que permitirem a entrada de pessoas sem o acessório poderão ser multados. O valor da penalização ainda será definido.

Distribuição de máscaras

A Prefeitura do Rio vai distribuir um milhão de máscaras biodegradáveis pela cidade. A primeira ação aconteceu ontem, no Terminal Alvorada do BRT, na Barra da Tijuca. Outras ações serão feitas nos próximos dias em terminais do BRT e pontos de concentração de pessoas. A secretaria de Ordem Pública ainda instalou na estação Alvorada um lavatório volante com sabão líquido e álcool gel e uma cabine de desinfecção, que pulveriza produto desinfetante.

Obrigatório no transporte

O decreto do município prevê a obrigatoriedade das máscaras de proteção até nos transportes públicos ou privados. O MetrôRio, inclusive, proibiu o acesso de usuários sem a peça nas estações e trens. A SuperVia também tornou obrigatório o uso do item. "Entra em vigor o uso obrigatório de máscaras por toda a população (no sistema), como medida complementar à redução do contágio. É uma medida simples e as máscaras são eficientes e grandes aliadas no combate ao novo coronavírus", disse a concessionária.

Comentários