Mais Lidas

Vírus só causa prejuízo

Setor de varejo é o mais prejudicado

Estudo da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio, por meio da Coordenadoria de Estudos Econômico-Tributários (CEET), sobre impactos da Covid-19, aponta prejuízos na atividade econômica do Rio.

As medidas de isolamento social causaram efeito negativo principalmente no varejo de vestuário e calçados, com retração de 75,9% nas receitas. Restaurantes, bares, padarias e lanchonetes tiveram redução acima de 60% em todos os indicadores.

O levantamento levou em conta a movimentação financeira de março e os quatro primeiros dias de abril, e comparou dados de volume de operações com incidência de ICMS de março deste ano com os do mesmo mês de 2019. Pelas notas fiscais emitidas, a queda foi de 10,9%.

Por outro lado, o estudo apontou que a soma de valores emitidos em todas as notas cresceu, comparado com março de 2019. A arrecadação foi de R$ 99 bilhões a R$ 119 bilhões, um aumento de 20%. Dentro dos setores, a indústria teve aumento de 20,73% e ICMS destacado de mais 7,57% comparado o mês deste ano com março de 2019. Contudo, a quantidade de notas caiu 3,91%. Atacado e varejo tiveram comportamentos opostos: o primeiro registrou aumento e o segundo, redução.