Mais Lidas

Sem missa, mas com fé e doação

Mesmo com igreja fechada, fiéis acendem velas para o Santo Guerreiro

Mesmo em uma cidade tão devota do Santo Guerreiro, o tradicional Dia de São Jorge também foi afetado pela pandemia do novo coronavírus. Na manhã de ontem, as igrejas amanheceram fechadas no Rio e as missas do feriado foram online. 

Todos os anos, em Quintino, na Zona Norte, a Igreja Matriz lota os corredores com os fiéis prestando homenagens ao santo de devoção. Desta vez, apenas alguns religiosos compareceram para acender velas e rezar do lado de fora.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais da paróquia, o padre Dirceu Rigo informou aos fiéis que a festa acontecerá em outra data. "Por causa da pandemia, vamos transferir a festa de São Jorge para 23 de agosto ou para o mês de setembro. Vamos avisar em tempo a vocês, queridos devotos", disse.

Fé no mundo do samba

Algumas escolas de samba que fazem a tradicional feijoada de São Jorge, como a Acadêmicos do Salgueiro e Império da Tijuca, no Rio, e Unidos do Porto da Pedra, em São Gonçalo, decidiram trocar a festa por uma ação de solidariedade. Elas distribuíram quentinhas de feijoada para moradores de diversas comunidades.