Mais Lidas

Isolamento bom pro ambiente

Rio registra redução de lixo nas ruas e praias, e menos poluição do ar

O lixo recolhido das praias do Rio diminui 91% durante a semana
O lixo recolhido das praias do Rio diminui 91% durante a semana -

O distanciamento social por causa da pandemia diminuiu o volume de lixo produzido na cidade do Rio. De acordo com a Comlurb, nas praias eram coletadas, em média, 120 toneladas todos os dias, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, o número chegava a 341 toneladas, somando sábado e domingo.

Atualmente, segundo a empresa, os números caíram para 10 toneladas por dia e 15 toneladas nos finais de semana. A quantidade do lixo público, aquele recolhido pela companhia nas ruas, também apresentou queda. A média diária antes da pandemia era de 4 mil toneladas. Agora, gira em torno de 3 mil.

Para o oceanógrafo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) David Zee, houve melhoras após a diminuição das atividades humanas no espaço público.

"A areia e o mar ficaram mais limpos, os animais estão mais livres. A diminuição dos gases poluentes deixou o ar menos tóxico, contribuindo para menos casos de doenças. Não há tanto lixo na rua nem a poeira produzida pelos automóveis. Com isso, quando chove, menos poluição é levada até rios e mares", avalia.