Mais Lidas

Mesmo avental por até 12 horas

Sindicato dos Médicos do Rio denuncia falta de condições de trabalho

O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ) entrou com uma denúncia no Tribunal Regional do Trabalho do Rio, pedindo o afastamento dos profissionais que estão no grupo de risco. Segundo o presidente do sindicato, Alexandre Telles, a situação dos profissionais de saúde é muito crítica e faltam equipamentos de proteção. "Alguns profissionais estão fazendo plantão no CTI com o mesmo avental por doze horas, com um alto risco de contaminação", afirma.

Telles informou também que o recurso foi negado, mas que estão recorrendo. "Onze profissionais já morreram no Rio, é importante ressaltar a urgência dessas decisões. Às vezes o tempo da Justiça é muito lento e essa espera tem causado mortes", avalia.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde negou a falta de materiais, alegando que já distribuiu 5 mil máscaras face shield (escudo facial), e adquiriu 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas, 150 mil máscaras de proteção, 300 mil óculos de proteção e 600 mil aventais. A pasta afirma que não tem condições de liberar profissionais da Saúde em grupos de risco, mas que os que apresentarem sintomas da Covid serão afastados para tratamento.