Mais Lidas

Aplausos aos que venceram o vírus

Quase seis mil pessoas já conseguiram se recuperar nas redes Estadual e Municipal de Saúde

Dimas Francisco deixa  a unidade intensiva sob aplausos dos profissionais de Saúde, no Ronaldo Gazolla
Dimas Francisco deixa a unidade intensiva sob aplausos dos profissionais de Saúde, no Ronaldo Gazolla -

Entre a guerra contra a Covid-19 e a luta diária por leitos nos hospitais públicos, os cariocas podem vislumbrar a esperança na ala dos recuperados. Na última sexta-feira, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, referência no tratamento do novo coronavírus, comemorou mais uma vitória. Depois de 12 dias entubado, Dimas Francisco, de 59 anos, recebeu alta da UTI em meio a aplausos da equipe intensivista da unidade. Agora, ele representa mais um número importante na estatística dos recuperados.

Desde a criação de unidades específicas para o tratamento da Covid-19, em 23 de março, o Ronaldo Gazolla recebeu 609 pacientes com a doença, e 185 já tiveram alta. Em toda a rede municipal, 2.505 pessoas já se recuperaram até o momento, segundo dados do Painel Rio Covid-19. Já na rede estadual, a Secretaria de Estado de Saúde informa que, até ontem, 3.371 pacientes que tiveram a covid-19 receberam alta.

Dimas deu entrada no Ronaldo Gazolla em 8 de abril e ficou 12 dias respirando com a ajuda de um ventilador mecânico. Na noite do dia 24, ele recebeu a notícia de que iria ter alta da unidade intensiva.

Enquanto se deslocava da UTI para um leito de enfermaria, ele foi acompanhado por uma longa salva de palmas dos profissionais de saúde responsáveis por seu tratamento. A alegria de Dimas representa o alívio da equipe em ver mais um paciente no grupo de pessoas recuperadas da covid-19. Ele passa agora a se recuperar na enfermaria para, então, receber alta e voltar para casa.