Testes rápidos em farmácias

Anvisa libera testagem para novo coronavírus em caráter provisório

Testes em farmácias somente na presença de farmacêutico
Testes em farmácias somente na presença de farmacêutico -

Diante da dificuldade oferecer testes e diagnósticos para casos de suspeita de Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu ontem autorizar farmácias a realizarem os testes rápidos para a doença. Os exames eram feitos apenas em hospitais e clínicas.

A diretoria da Anvisa permitiu, por unanimidade, a nova medida em caráter temporário. A permissão deve durar até o fim do estado de emergência de saúde pública nacional, decretado em 4 de fevereiro.

Para oferecer o serviço, as farmácias precisarão ter uma pessoa especializada na função e o resultado, após a verificação ter sido no próprio local, será analisado por um conjunto de profissionais da área da saúde, em forma de auxílio ao diagnóstico da doença.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou que um dos motivos para que essa mudança em relação aos locais de verificação da presença do novo coronavírus ocorra é a diminuição de aglomeração em instalações hospitalares para fazer os testes. Além disso, a distribuição dos exames para farmácias pode também reduzir a procura de serviços médicos em estabelecimento das redes públicas.

Comentários