Mais Lidas

Hoje tem feira e xepa

Decreto libera funcionamento e barracas vão redobrar cuidados

Jonatan chora ao ser beijado pela mãe, Maria Luiza ao receber alta
Jonatan chora ao ser beijado pela mãe, Maria Luiza ao receber alta -

Um decreto publicado ontem no Diário Oficial do Município do Rio delega à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) a competência para disciplinar o funcionamento das feiras livres. A partir de hoje, todas as 162 feiras livres e móveis da cidade poderão ser montadas em seus dias e locais definidos. 

A decisão revoga o decreto de 22 de abril, que havia suspendido o funcionamento de feiras, tendo recebido duras críticas de feirantes. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, lojas de tecido e aviamentos também passarão a abrir em determinados horários para atender às costureiras que estão produzindo máscaras.

Os feirantes se comprometeram, num Termo de Ajustamento de Conduta, a tomar medidas de prevenção contra o coronavírus, como usar máscara e manter álcool 70% nas barracas e só atender o cliente que também esteja de máscara. As barracas de pastel e caldo e cana, tapioca e afins poderão funcionar, mas apenas com vendas "para viagem" ou por delivery.

Todas as barracas deverão manter, também, frente e laterais isoladas por material plástico de PVC transparente, com aberturas para receber pagamento e entregar os produtos comercializados, de modo a evitar o contato direto com os clientes.

O retorno das feiras vai contar com doação de três mil máscaras artesanais, em uma iniciativa da Fecomércio e do Sesc RJ. A entrega será feita por meio do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes do Município do Rio de Janeiro, que indicará as feiras com maior necessidade. As máscaras são costuradas por 300 artesãos do projeto Sesc Criativo, e conta também com o o apoio do Comando Conjunto Leste, por meio do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar. Moradores de comunidades e profissionais de saúde (para uso fora do ambiente do trabalho) também receberão máscaras.