Mais Lidas

INSS decide prorrogar os auxílios-doença

Pedidos serão efetivados automaticamente. Limite será de seis pedidos

Por conta da pandemia, serviços do INSS são prestados pela internet
Por conta da pandemia, serviços do INSS são prestados pela internet -

Em razão do fechamento das agências por conta da pandemia do novo coronavírus, o INSS resolveu prorrogar automaticamente o auxílio-doença. Hoje, será publicada portaria que irá estender até 22 de maio o atendimento remoto.

Os pedidos de prorrogação serão efetivados de forma automática a partir da solicitação, por 30 dias ou até que a perícia médica presencial retorne, limitado a seis pedidos. Para resguardar o direito do segurado, o INSS também prorrogará automaticamente auxílios para quem teve a concessão por decisão judicial e a última ação tenha sido de estabelecimento ou via recurso médico.

A determinação diz que a formalização de todo o procedimento deste tipo feito em benefícios vale a partir do dia 12 de março, para pedidos de prorrogação já agendados e que, em consequência da pandemia, não houve possibilidade de realização da perícia médica presencial.

Os segurados que recebem por meio de cartão magnético poderão solicitar a transferência do benefício para depósito em conta corrente. Para isso, será necessário usar o aplicativo ou o site 'Meu INSS' (meu.inss.gov.br). A conta deve ser no nome do titular do benefício e o procedimento só será feito com requerimento pelo Meu INSS. Cerca de 12,4 milhões de segurados recebem por cartão.

Para solicitar, é preciso ter login e senha. Conforme a Portaria, para a efetivação da transferência de modalidade de pagamento, ocorrerá o bloqueio do crédito disponível e no prazo de validade. Dessa forma, o órgão poderá reemitir o pagamento diretamente à conta corrente indicada.

Pedidos de auxílio emergencial em análise somam 11 milhões Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por conta da pandemia, serviços do INSS são prestados pela internet Agência Brasil
Abono do PIS/Pasep 2020/2021 começa a ser pago no dia 30 Marcello Cassal Jr. / Agência Brasil

Comentários