Mais Lidas

Rodízio no comércio

Governador prorroga quarentena e fala em reabertura gradual

Rodízio de funcionamento do comércio só deve ser implementado após a conclusão de todos os hospitais de campanha, como o que está em construção no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá
Rodízio de funcionamento do comércio só deve ser implementado após a conclusão de todos os hospitais de campanha, como o que está em construção no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá -

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), decidiu prorrogar a quarentena em todo o estado por mais 10 dias, no mínimo, sem flexibilização nas regras de isolamento social. A decisão deve ser publicada ainda hoje. Witzel admitiu que a rede estadual de Saúde já se encontra em estado de "colapso" devido à alta demanda por pessoas infectadas pela Covid-19. Mas, segundo ele, está em estudo um sistema de rodízio para a reabertura gradual do comércio, pelo número do CNPJ.

"Hoje nós temos em torno de 30% da população nas ruas. Estamos no colapso da saúde, já", afirmou, durante uma live para o site O Antagonista. "A ideia mais próxima é fazer algum tipo de abertura após todos os hospitais de campanha prontos, o que seria na segunda quinzena de maio".

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, destacou, ao RJTV, que o isolamento social precisava de maior aderência para que aconteça o achatamento da curva de contágio. Ele disse que o colapso da saúde pública acontecerá entre meados de maio e início de junho.

Santos comentou um protocolo de internação para as pessoas na fila única da regulação de vagas de terapia intensiva nas próximas semanas. O principal critério será cronológico. Casos mais graves podem ser avaliados e outros critérios também serão considerados.

"Se entendermos que há entre 15% e 20% de casos não confirmados para cada um diagnosticado, temos uma base de 140 mil pessoas infectadas no estado", afirmou o secretário.

Comentários