Mais Lidas

Centenária tem alta

Idosa, de 101 anos, supera o coronavírus após oito dias intenada

Nair Torres Santos, de 101 anos, venceu a segunda pandemia em dois séculos diferentes
Nair Torres Santos, de 101 anos, venceu a segunda pandemia em dois séculos diferentes -

Em mais uma história de superação, a centenária Nair Torres Santos, de 101 anos, venceu a batalha contra a Covid-19. Pela segunda vez, a idosa superou uma pandemia em séculos distintos. No ano de seu nascimento (1918), o mundo sofreu com a gripe espanhola, considerada uma das doenças mais letais da história. Com aplausos e gritos de "guerreira", Nair foi festejada pela equipe médica após a sua alta hospitalar, na última quarta-feira. Ela ficou internada por oito dias no hospital Norte D'Or, em Cascadura, na Zona Norte.

Dona Nair deu entrada, no hospital, no último dia 21, e ficou internada na UTI até o dia 26. A melhora gradual a levou para o quarto no dia 27, até receber a alta no dia 29. Segundo Cristiane dos Santos, técnica de enfermagem de 42 anos e neta da idosa, a anciã "não precisou nem usar respirador e o quadro de melhora dela evoluía muito bem todos os dias".

Conforme dados do Painel Rio Covid-19, até ontem, 3.467 pessoas estavam recuperadas da infecção no Município do Rio. Há 443 hospitalizados, sendo 134 em UTI, na rede municipal. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, até a tarde de ontem, foram registrados 4.567 casos de pacientes recuperados da enfermidade. Ao todo, 2.339 pacientes estão internados na rede estadual.

Cristiane destaca que a avó "voltou para casa bem e feliz". Ela ainda conta que Nair enfrentou uma batalha antes do coronavírus: uma cirurgia para implante de marca-passo cardíaco. "Ela foi internada, no dia 20 de março, porque o coração estava batendo fraco. No dia 2 de abril, ela fez a colocação de um marca passo".