Mais Lidas

Patrimônio do Rio ameaçado

Fábrica do tradicional Biscoito Globo está fechada por conta da pandemia

Rio, 22/07/2019, Gourmetização do Biscoito Globo, na foto biscoito Globo, foto de Gilvan de Souza / Agencia o Dia
Rio, 22/07/2019, Gourmetização do Biscoito Globo, na foto biscoito Globo, foto de Gilvan de Souza / Agencia o Dia -

Ícone carioca desde 1953, o Biscoito Globo terá, pela primeira vez, sua fabricação interrompida. Segundo Marcelo Ponce, um dos donos da companhia, foram dadas férias coletivas aos funcionários e a produção, na Rua do Senado, acontecerá apenas para demandas específicas.

"Nosso carro-chefe é o biscoito vendido nas embalagens de papel, revendido nas ruas e nas praias. Como ninguém sai de casa e a praia está proibida, não temos para onde correr", lamentou Ponce, em entrevista à Veja Rio.

Cerca de 5 a 7 mil saquinhos de Biscoito Globo eram vendidos por dia nesta época do ano, e a quantidade dobrava no verão. Em 2012, a marca foi declarada patrimônio cultural e imaterial do Rio. "Essa crise acabou com a gente. Coloco duas ou três pessoas para produzir somente alguns pedidos específicos, que valham a pena. É muito triste, isso", completou Marcelo Ponce, que herdou o negócio do pai. Atualmente não há mais disponíveis na cidade os sacos do biscoito em papel. A embalagem plástica ainda é encontrada em grandes fornecedores.

Rio, 22/07/2019, Gourmetização do Biscoito Globo, na foto biscoito Globo, foto de Gilvan de Souza / Agencia o Dia Gilvan de Souza / Agencia O Dia
A cara do Rio: fabricante do biscoito vendia até 7 mil saquinhos por dia nesta época do ano Reprodução

Comentários