Mais Lidas

Caxias toma cemitério

Administradora foi denunciada por negar sepultamento gratuito nos fins de semana

Funerária instala frigorífico no cemitério Tanque do Anil. Na foto, caixão é levado para enterro
Funerária instala frigorífico no cemitério Tanque do Anil. Na foto, caixão é levado para enterro -

A Prefeitura de Duque de Caxias assumiu, ontem, a administração do Cemitério Público Gratuito Municipal, na Rodovia Washignton Luiz, bairro Parque Sarapuí. A encampação foi aprovada após denúncias darem conta de que os enterros gratuitos vinham sendo negados pela concessionária AG-R Eye Obelisco Serviços Funerários, que administra todos os cemitérios do município. A empresa também é investigada pela Polícia Civil por manter contêineres frigoríficos expostos em outro cemitério do município, contrariando decreto da administração municipal.

A tomada do cemitério foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em sessão extraordinária. Famílias de vítimas da Covid-19 denunciaram que a concessionária se recusava a realizar os enterros gratuitos nos fins de semana, conforme determinado em termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público.

Por meio de nota, a prefeitura de Duque de Caxias informou que o serviço de sepultamento gratuito deve ser solicitado pela Central de Atendimento Funerário, de segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, de 9h ao meio-dia, na sede da Prefeitura. É necessário apresentar: declaração de óbito, comprovante do responsável, comprovante de residência do falecido e documento original do responsável.

Funerária instala frigorífico no cemitério Tanque do Anil. Na foto, caixão é levado para enterro Cléber Mendes
Segundo a Justiça Federal, existem 223 leitos de enfermaria e 30 de UTI sem uso no HFB Luciano Belford