Mais Lidas

Uma trágica liderança

Estado do Rio ultrapassa São Paulo em notificações de óbitos em um único dia

Pela primeira vez, o Rio de Janeiro registrou número de mortes diárias causadas pela Covid-19 maior que São Paulo. Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), somente na última quinta-feira, dia 7, foram confirmadas 189 novas mortes em todo o estado, sendo 155 na capital. Na mesma data, São Paulo, estado com o maior número de casos em todo o país, teve 161 óbitos confirmados. Enquanto os governantes não determinam o 'lockdown', o número de vítimas só aumenta. Segundo levantamento do MEIA HORA, a cada hora, pelo menos uma pessoa morre por Covid-19 e outras nove são infectadas no estado.

Os dados chamam atenção, já que o número registrado na última quinta-feira representa mais que o dobro do recorde anterior, divulgado um dia antes, na quarta-feira, quando foram confirmadas 82 mortes pela SES. Vale ressaltar que os 155 óbitos da capital, confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas foram inseridos no sistema da prefeitura naquela data. Por meio de nota, a SMS esclareceu que "a maior parte dos óbitos aconteceu em abril" e que "foram inseridos após a confirmação dos exames".

Menos leitos

Enquanto São Paulo conta com 4,3 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, o Rio têm apenas 1,5 mil, sendo 719 na rede municipal e 799 na rede estadual. Além disso, a taxa de ocupação das UTIs no estado (98%) faz a rede beirar o colapso, bem diferente do nosso vizinho, com 67% e que tem mais de 40 mil casos confirmados.