Mais Lidas

Ministro da Saúde visita Hospital de Bonsucesso

Enquanto a visita era feita, manifestantes protestavam por melhores condições de trabalho

O Brasil ultrapassou a marca de mais de 10 mil mortes confirmadas por Covid-19. O país chegou aos registros de 10.017 óbitos, ontem, 53 dias após o registro da primeira morte. O Congresso Nacional decretou luto oficial de três dias por conta do número de vítimas.
Durante a manhã, o Ministro da Nelson Teich visitou o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, onde profissionais da saúde realizavam uma manifestação em frente a unidade, pedindo melhores condições de trabalho para se protegerem durante o enfretamento ao novo coronavírus.
Teich chegou no hospital por volta das 11h30 e ficou no local por cerca de quatro horas. Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, a visita fazia parte da agenda oficial do ministro, que está no Rio desde sexta-feira, e tinha o objetivo de acompanhar quais estratégias estavam sendo usadas pelo Hospital Federal de Bonsucesso para combater o novo coronavírus e também outras doenças.
"A visita foi realizada na 'área quente' do hospital, como a ala dos pacientes que estão internados com Covid-19, e foi acompanhada pela equipe técnica e os diretores da unidade. Depois, houve uma reunião de quase duas horas para saber como o Ministério da Saúde poderia integrar mais e melhorar a estrutura de atendimento", informou.
O ministro entrou e saiu da unidade de saúde sem ser visto e não falou com a imprensa, nem se deparou com os manifestantes. A assessoria do Ministério da Saúde afirmou que, na sexta-feira, o Hospital Federal de Bonsucesso recebeu um carregamento do Ministério da Saúde com 180 litros de álcool 70% e cerca de 182 mil equipamentos de proteção individual (EPI), entre aventais, luvas descartáveis, máscaras cirúrgicas, máscaras N95 e protetores faciais para preservar os profissionais de saúde na assistência aos pacientes internados com suspeita Covid-19.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, serão entregues quase 100 respiradores para hospitais localizados no estado, mas a data para a chegada do carregamento não foi informada. No total, a pasta cedeu ao Rio um carregamento de 1,3 milhão de Equipamentos de Proteção Individual. "1.182.476 de EPIS estão indo para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, que fará a distribuição aos municípios conforme a necessidade", informou.
No dia 30 de abril, uma juíza, da 15ª Vara Federal, havia determinado que o Ministério da Saúde substituísse a direção do hospital, alegando omissão no combate da pandemia do coronavírus. No entanto, a União recorreu à Justiça Federal e um desembargador revogou a decisão no dia 5 de maio.