Mais Lidas

Niterói quer PM no trânsito

Barulho de motos inferniza a cidade

O presidente da NitTrans, empresa pública municipal responsável pelo planejamento e gestão do trânsito em Niterói, Paulo Afonso Cunha, fez pedido para que a PM volte à fiscalização. A razão é o aumento de reclamações da população pelo barulho provocado por motocicletas.

Explica-se: motociclistas estão alterando o sistema de descarga das motos, retirando o silenciador ou substituindo o cano, o que faz com que o barulho da aceleração fique muito alto. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o veículo com descarga livre é infração grave, com perda de 5 pontos na carteira e multa de R$ 127.

Segundo Cunha, "a Polícia Militar é a autoridade constitucional feita pelo povo para combater estes crimes de trânsito."

De acordo com a PM, "desde 8 de abril do ano passado, as operações de patrulhamento em vias urbanas da Corporação estão focadas no combate ao crime, com revista de veículos em busca de armas e drogas; e busca a veículos roubados e foragidos da Justiça. A fiscalização nas vias urbanas passou a ser atribuição do Detran-RJ."

Segundo o Detran, por determinação do plano de contingenciamento para o combate do novo coronavírus, as operações estão suspensas para evitar aglomerações e avanço do contágio do covid-19.

"Além disso, a prefeitura também pode realizar convênio específico com o DETRAN para que os guardas civis do município possam fazer a fiscalização".