Mais Lidas

No front e sem pagamento

Médicos de UPAs denunciam atrasos

Movimento intenso na UPA de Botafogo e médicos sem pagamento
Movimento intenso na UPA de Botafogo e médicos sem pagamento -

Médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Botafogo, Copacabana e Taquara denunciam que estão há dois meses sem salários. Os 70 profissionais foram contratados como Pessoa Jurídica. As unidades pertencem ao governo do estado, que contratou a Organização Social (OS) Instituto Diva Alves do Brasil (Idab), para administrar as UPAs. A OS, por sua vez, negociou os serviços de contratação dos médicos com a Soniprev. Em março, o Idab deixou de atuar com o governo e, agora, a administração é feita pela OS Viva Rio.

A Secretaria de Estado de Saúde afirma ter encerrado o contrato com o Idab, mas fez os repasses para pagamento, que deve ser feito pela organização. Até o fechamento desta edição, o Idab não havia se pronunciado.

O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro entrou com liminar na Justiça do Trabalho para o pagamento dos salários atrasados. A juíza Cristina Almeida de Oliveira determinou que o estado repasse o dinheiro às Organizações Sociais (Idab e Vivo Rio) em 48 horas, a contar de ontem; e estas à Soniprev, que terá 24 horas para quitar os salários.