Mais Lidas

Cristo Redentor receberá iluminação laranja para homenagear os profissionais de limpeza

Cristo Redentor receberá iluminação laranja para homenagear os profissionais de limpeza

Carlos Henrique higienizando as ruas do Rio
Carlos Henrique higienizando as ruas do Rio -

A Comlurb vai comemorar em grande estilo hoje o Dia do Gari. E a homenagem terá o Cristo Redentor decorado com a cor laranja. Afinal, a categoria, que sempre foi essencial, se faz ainda mais necessária em tempos da pandemia do novo coronavírus. Assim como diversas outras profissões

Há 13 anos na Comlurb, Mariana da Silva Nogueira Barbosa, de 36, é uma das responsáveis pela higienização dos leitos do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Mais do que nunca, durante esse momento pandêmico, o trabalho dela se torna ainda mais essencial.

"Nossa responsabilidade é não permitir a contaminação do vírus. Quando um leito é desocupado, outra pessoa já está aguardando para ocupá-lo. A gente limpa e desinfeta, para que o novo paciente não se contamine com uma doença além do que ela já tem. A gente cuida diretamente das pessoas", conta.

Morando em Sepetiba , na Zona Oeste, Mariana leva três horas para ir e três para voltar para o trabalho, no Centro. Mesmo assim, o sorriso no rosto está sempre presente. "Eu amo o que faço, tenho muito orgulho. Meu sentimento é de gratidão pela profissão", afirma.

 

Profissão ajudou na conquista do diploma

Carlos Henrique Ferreira da Fonseca está com 35 anos e desde 2015 trabalha na Comlurb. Antes de ser gari, ele trabalhava como representante comercial em um escritório e disse que ele mesmo já sentiu preconceito, mas viu o quão honrada é a profissão.

"Já passei por alguns preconceitos, até mesmo eu tive, ficava sem jeito quando via um conhecido. Mas depois passei a perceber que não tinha porque ter esse sentimento. Hoje tenho muito orgulho e sei que tudo é um degrau. A Comlurb foi um degrau para eu conquistar muitas coisas na minha vida".

Depois que começou a trabalhar como gari, Carlos Henrique ingressou na faculdade de gestão ambiental e ainda concluiu a pós graduação.

"Tudo isso fiz como gari. Cada diploma custou um certo peso do lixo e ainda penso em fazer um mestrado também. Hoje posso até tentar outro emprego que pague mais, prestar outro concurso. Sei que tudo na vida é um degrau e a Comlurb foi um deles para eu conquistar muitas coisas", declarou.

 

Homenagem no Cristo Redentor

Normalmente, as comemorações do Dia do Gari é feita com um grande encontro. No entanto, a pandemia do novo coronavírus alterou o cronograma da celebração. Mas isso não quer dizer que a data passará em branco. Para homenagear os profissionais, O Cristo Redentor vai ganhar iluminação laranja, uma cortesia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A Prefeitura ainda vai veicular nos relógios eletrônicos da cidade peças em homenagem aos garis.


“Não poderíamos nunca, mesmo durante essa pandemia, deixar de homenagear nossos garis. Eles estão nas ruas trabalhando, ajudando a cidade e a população a atravessar esse momento tão difícil. Agradecemos a Arquidiocese do Rio por esse ato de generosidade de colocar o maior símbolo da cidade, o Cristo Redentor, com a cor do uniforme dos garis. Eles merecem todas as homenagens e nosso eterno agradecimento”, diz o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.

A melhor maneira da população homenagear a categoria é cuidando da integridade deles. Para colaborar com os trabalhos dos garis, a Comlurb pede que todo material infectante gerado nas residências, incluindo máscaras e luvas, estejam embalado em sacos de lixo resistentes, bem fechados, e que sejam colocados no lixo domiciliar para a coleta. Já os perfurocortantes devem ser acondicionados em caixas de papelão, garrafas pet ou com muito jornal para que não machuque quem manipular os resíduos.
Carlos Henrique higienizando as ruas do Rio Arquivo pessoal
Carlos Henrique é um dos responsáveis pela varrição Arquivo pessoal
Mariana Barbosa trabalha na limpeza dos leitos do Hospital Souza Aguiar Arquivo pessoal

Comentários